INDICAÇÃO Nº 56/2023 E INDICAÇÃO Nº 58/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MAIO 2023.
INDICAÇÃO Nº 56/2023.
O vereador Giovani Busnello Vieira, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente, envide esforços no sentido de promover novas parcerias e/ou contratação através de dispensa de licitação, com instituições de ensino profissionalizante como Sesi/Senai, na área da indústria.
A presente proposição tem como objetivo suprir a necessidade de se estabelecer novas parcerias com instituições de ensino profissionalizante, como Sesi e Senai, visando a realização em nossa cidade de cursos profissionais em diversas áreas como modelagem e costura básica, assistente administrativo, informática básica, eletricista residencial básico, dentre outros, visando dotar nossos jovens de aptidão profissional para ingressar no mercado de trabalho já devidamente qualificados e formados.
O objeto desta Indicação justifica-se considerando o atual cenário socioeconômico, bem como que a capacitação dos munícipes oferece melhores oportunidades no mercado de trabalho para a nossa população, sendo que, diversos postos de trabalhos, não são preenchidos por falta de especialização ou conhecimento em determinada área, em prol de mais perspectivas de ingresso ou reingresso a esse mercado tão concorrido.
Importante ressaltar que empresas como Sesi e Senai possuem grande experiência neste meio, a exemplo das unidades móveis conhecidas como ‘carreta-escola’, onde permanecem por um período nos municípios, ministrando cursos de diversas áreas, formando novos profissionais e reproduzindo bons resultados em muitos municípios da nossa região que adotaram a presente medida como Mondaí, Princesa, São João do Oeste e São Miguel do Oeste.
Expostas as justificativas e certo da compreensão de todos em ofertar novos caminhos aos nossos munícipes na temática da capacitação profissional de jovens entrantes no mercado de trabalho e também na melhora da capacitação e preparo de pessoas em geral, o vereador signatário aguarda seu atendimento.
INDICAÇÃO Nº 58/2023.
O vereador Giovani Busnello Vieira, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente, seja realizada a construção de quadra poliesportiva com cobertura na escola Paulo Henrique Piassaia.
A presente proposição justifica-se tendo em vista que a presente escola não possui espaço apropriado de convivência e atividade desportiva, tendo os alunos que se locomover com transporte escolar até o ginásio municipal para poderem realizar atividades físicas, o que de certa forma desestimula a prática de atividades físicas.
Ademais, o incentivo ao esporte é medida que deve ser prioridade da Administração Municipal e deve ser garantida de maneira eficiente, confortável e segura.
Importante salientar que a área para a prática de esportes e atividades de lazer necessita ser adequada para uso permanente, mesmo sob horário de sol intenso, chuva ou frio.
Desta feita, é de extrema necessidade e importância a construção desta quadra, que poderá ser melhor aproveitada pelos alunos, que ali têm sua alternativa de convivência e integração.