MOÇÃO Nº 37/2020
MOÇÃO Nº 37/2020
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores.
O Vereador Vlademir Oro, com a subscrição de Jhoni Zortéa, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APLAUSO ao casal Pedro Marcom e Odila Catarina Rogeri Marcom, nos seguintes termos:
“PARABENIZA O CASAL PEDRO MARCOM E ODILA CATARINA ROGERI MARCOM PELA PASSAGEM DOS 63 ANOS DE UNIÃO MATRIMONIAL COMEMORADO EM 27 DE JULHO DE 2020”
Sr. Pedro é natural de São Marcos, com apenas 04 anos de idade passou a residir no município de Campos Novos/SC. A Sra. Odila é natural de Capinzal, hoje município de Ouro/SC. Após dois anos de namoro casaram-se na Igreja Matriz de Capinzal/SC. No dia 23 de fevereiro de 1964 o casal homenageado veio a residir no município de Descanso.
Desta união tiveram 08 filhos, Maria, Sérgio, Salete, Celso, Marilene, Clarice, Rube (in memória) e Lorena (in memória), 25 netos, 25 bisnetos e um tataraneto a caminho.
Após a vinda para o município de Descanso ficaram 45 dias morando de favor em um galpão de propriedade do Sr. Andreis até construírem a residência na qual residem até os dias atuais. Salienta o Sr. Marcom que foram o quinto morador da comunidade de Lª Taqua.
Em conversa com o vereador signatário o casal enfatiza que enfrentaram inúmeras dificuldades, como, a falta de energia elétrica, dificuldades em organizar a propriedade, pois, era quase tudo mato na época.
O casal sempre foi muito ativo na comunidade, participando da primeira diretoria da comunidade de Lª Taqua. Sr. Pedro e Sra. Odila reside na zona rural do município, aonde, o sustento da família vem através da produção de milho, soja, arroz, leite e suinocultura.
Relembra o casal que as maiores tristezas enfrentada pela família foi o falecimento de sua filha Lorena com apenas cinco dias de vida, o falecimento de seu neto em 2019 e o falecimento de seu filho Rube no dia 21 de novembro de 2011, foram inúmeras noites e dias de sofrimento com estas perdas, ressalta o casal. Apesar de tantas tristezas o casal vive em sua propriedade bem, na qual possuem uma propriedade exemplar.
A felicidade de casal se resume em casa cheia, quando os filhos, netos e bisnetos vem os visitar, sempre estão dispostos e com muita saúde para recebê-los.
Senhor Pedro salienta que o trajeto da comunidade de Lª Taqua até Lª São José foi ele quem abriu à primeira “picada” com facão e machado. Próximo à residência do casal mora o filho Celso, que é o atual responsável pelo casal.
No ano de 1955 Sr. Pedro foi servir ao Exército Brasileiro no Rio de Janeiro, o qual relembra uns acontecimentos, aguardava o ônibus em Campos Novos para ir servir o Exército no Rio de Janeiro, quando o ônibus chegou e parou, como o Sr. Pedro nunca tinha visto um ônibus antes, tentou embarcar pela janela, o motorista avistando a cena avisou o Sr. Pedro que não era essa entrada do ônibus, então o Sr. Pedro ficou com vergonha. No dia 11 de novembro de 1955 quando ainda prestava serviços ao Exército Brasileiro aconteceu um golpe e o Sr. Pedro foi plantonista do Exército. Por fim, salienta que Getúlio Vargas faleceu no dia 24 de agosto de 1954 e o Sr. Pedro incorporou ao Exército Brasileiro em 25 de dezembro de 1954. Durante a trajetória no Exército fez segurança na casa do Presidente da República, na Casa de Guerra, Palácio do Catete e Casa do Ministro de Guerra.
Finaliza o casal dizendo que confiam muito em Deus e sem ele não somos nada.
Em reconhecimento desta linda união, o vereador subscritor presta esta singela homenagem e Parabeniza o casal pelos 63 anos de união matrimonial, e parabeniza o Sr. Pedro pelo trabalho prestado junto ao Exército Brasileiro.
Parabéns!!!
Salão Nobre Prefeito Ângelo Bedin,
Descanso – SC, 06 de outubro de 2020.
Vereador (autor) Vlademir Oro
Vereador Jhoni Zortéa
Atualmente não existem itens nessa pasta.