MOÇÃO Nº 34/2022 - HOMENAGEM PÓSTUMA

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
MOÇÃO Nº 34/2022.
HOMENAGEM PÓSTUMA
O vereador Vlademir Oro, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE HOMENAGEM PÓSTUMA à professora e palestrante EDITE SHNEM, pela sua brilhante trajetória na educação inclusiva no município e região.
Edite Sehnem nasceu no dia 03 de novembro de 1959, no município de Descanso, Santa Catarina. Filha de Edmundo Sehnem e Irma Loch Sehnem teve doze irmãos, sendo eles: Leopoldina, Sérgio (in memoriam) Zélia (in memoriam), Maura, Beno, Maria, Beatriz, Cláudio, Marlene, Marli Zélia e Luiz Carlos (in memoriam).
Dentre os anos de 1984 a 1987 Edite trabalhou como professora e diretora da Instituição de Educação Especial - APAE de São Miguel do Oeste/SC, seu interesse em trabalhar nessa área veio do seu irmão que era portador de Síndrome de Dow e que frequentava a instituição.
No dia 28 de março de 1987 casou-se com Valmir da Costa, porém não foi uma cerimônia comum, ela foi realizada dentro da Instituição de Educação Especial – APAE, isso porque dona Edite queria que todos os seus alunos pudessem participar de uma data tão especial. Valmir e Edite tiveram dois filhos, Leonardo da Costa e Izadora da Costa.
Edite era uma pessoa sempre muito feliz e carismática, sendo coroada rainha da Linha Colorado.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2001 e Especialista em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela FACVEST de Lages, possuía vasta experiência na formação de profissionais na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Atuou nas seguintes áreas: Políticas Públicas referentes às pessoas com deficiência; Alfabetização e Letramento; Planejamento e Avaliação; Adequações Curriculares; Concepções de Deficiência e Desenvolvimento; e, Projetos Institucionais.
Atuou também na Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE como Professora, Coordenadora de Centro, Integradora de Educação Especial e Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas. Foi docente no Curso de Licenciatura em Educação Especial pela Parfor na UNOCHAPECÓ, nas disciplinas de: Causas e Prevenção das Deficiências, Fundamentos Teórico-Metodológicos da pessoa com Deficiência Múltipla e Estágio Supervisionado.
No dia 22 de junho, mediante mal súbito, Edite Sehnem faleceu, deixando escrita uma linda trajetória que se destacou pela experiência, pelos anos de dedicação, pela família e caráter.
A professora Edite dedicou a sua vida à educação, transmitindo conhecimento e inspirando todos ao seu redor e temos a certeza de que toda a sua trajetória no magistério foi capaz de expressar com grande intensidade o que é ser professora. As suas lições, principalmente as de vida, ficarão para sempre na memória de todos. Foi um exemplo e será recordada pela sua sabedoria e sua luz contagiantes.