MOÇÃO Nº 30/2022.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS OUTUBRO 2022.
MOÇÃO DE APLAUSO Nº 30/2022.
O vereador Vlademir Oro, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APLAUSO à Paróquia Santo Estanislau Kostka, município de Descanso.
A Paróquia Santo Estanislau Kostka, que em 2022 completa 70 anos, tem uma longa e importante trajetória histórica para o município de Descanso, sendo ponto de referência de muita força e fé para os munícipes e região.
A história começa onde a assistência religiosa, em nossa região, era realizada e ministrada esporadicamente pelos padres da Sagrada Família, depois pelos sacerdotes Jesuítas de Porto Novo, hoje Itapiranga, sendo a paróquia criada no ano de 1926, pelo Bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira e pelo pároco Dom Henrique Ofenhitzer.
Em 1935 deu-se início a colonização da Linha Polonesa, com as primeiras famílias advindas de Casca – RS e em seguida as lideranças locais decidiram escolher, por padroeiro, Santo Estanislau Kostka, da ordem dos Jesuítas, sendo este Polonês.
No período de 1944 a 1949 o Padre Aurélio Canzi, do município de São Miguel do Oeste, passou a atender também a capela de Descanso.
A paróquia de Descanso teve um período de igreja reitorada, de abril de 1950 até a instalação oficial da Paróquia em 15 de agosto de 1952, sendo o primeiro pároco o Padre Francisco Masure.
Assim, sucessivamente outros padres diocesanos administraram a paróquia, até o atual Padre Nelson Líbano, auxiliado pelo Padro Alceu F. Pimentela.
A presente Moção, inevitavelmente faz alusão ao dia 04 de agosto, onde é comemorado o dia do Padre, que é um membro do clero da Igreja Católica, um sacerdote consagrado por um bispo cuja missão é evangelizar, celebrar a Eucaristia, ouvir confissões, ministrar o batismo, o sacramento da cura e abençoar os fiéis, entre outros inúmeros fins. Historicamente a figura do padre é de grande importância, sendo uma pessoa de muita influência junto à comunidade.
Importante reconhecimento ao trabalho incansável pela evangelização, a firmeza da fé, a criatividade e determinação nos projetos de crescimento da Igreja Católica, bem como o zelo e o apoio às pastorais, movimentos e serviços, que se tornaram legado, marcam a história deste município.
Ciente que a trajetória é fruto de uma caminhada construída com muito esforço, dedicação, fé e testemunho de muitas famílias, nada mais justo do que a presente Iniciativa para homenagear a Paróquia que a 70 anos envolve e atende nossas comunidades, com um trabalho muito bonito das pessoas que aqui estão e também aquelas que por aqui passaram.