MOÇÃO DE APLAUSO Nº 29/2022.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS OUTUBRO 2022.
MOÇÃO DE APLAUSO Nº 29/2022.
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APLAUSO E RECONHECIMENTO os Bombeiros Comunitários do município de Descanso.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina é uma Corporação cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Santa Catarina.
Alinhado com a responsabilidade social que decorre de sua atuação, deve aprimorar e desenvolver uma série de programas sociais que incentivem a cultura de prevenção a sinistros, bem como contribua para uma sociedade mais resiliente às adversidades decorrentes de catástrofes e emergências que impactam na segurança pública.
Dentre estes programas está o Bombeiro Comunitário, um programa de serviço auxiliar do CBMSC que tem como finalidade a capacitação de pessoas da comunidade para apoiar o Corpo de Bombeiros nas atividades operacionais de emergência e programas e projetos sociais, de acordo com as legislações estaduais, portarias e diretrizes do CBMSC afetas ao tema.
O Município de Descanso conta hoje com 7 Bombeiros Comunitários formados e ativos, sendo eles: MARLI ZELIA SEHNEM formada desde 2007, atuando há 15 anos como voluntária; LARISSA BAZZO SEGHETO, FABIANO ZILLI, JEFERSON RECK, JULIANO CESAR SPIER, HÉLIO CAMPANA, IVAR CAMPANA, todos formados no ano de 2018.
Vale destacar que neste ano (2022) estamos com um curso de formação de Bombeiros Comunitários em andamento que conta com mais dois integrantes Descansenses, sendo eles: Jardel Bregalda e Melania Capellari.
Para se tornar um bombeiro comunitário é necessário ter mais de 18 anos, certidão negativa de antecedentes criminais, passar por um processo de seleção e participar integralmente dos cursos de formação, oferecidos pelos bombeiros militares: Curso Básico de Atendimento de Ocorrências- CBAE (40 horas aula) e Curso Avançado de Atendimento de Emergências- CAAE (com 344 horas aula, sendo 104 horas de aulas teóricas e 240 horas de estágio supervisionado).
Uma profissão voluntária de coragem e dedicação, que por meio de muita disciplina, honra e educação, dispõe do seu tempo para ajudar o próximo.
Através da presente Moção de Aplauso e Reconhecimento é prestada esta singela homenagem, em forma de agradecimento e orgulho pelo importante e necessário trabalho realizado pelos agentes do nosso município e que fazem a diferença na vida da nossa população.