MOÇÃO Nº 15/2024
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores.
O Vereador Paulo Henrique Burin, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APLAUSO ao Programa Nossa Terra Nossa Gente, nos seguintes termos:
“PARABENIZANDO E RECONHECENDO O PROGRAMA NOSSA TERRA NOSSA GENTE PELOS 14 ANOS DE CRIAÇÃO COMEMORADOS EM 10 DE MARÇO. ”
A presente Moção de Aplauso visa parabenizar os criadores e organizadores responsáveis pela excelente iniciativa e criação do Programa, além de enfatizar a importância para a sociedade.
A ideia inicial da criação do programa surgiu nos anos 90, quando o Senhor Rui Miotto saiu da agricultura e abriu uma borracharia. Miotto sempre gostou de músicas e, na época a Empresa Aurora vendia miúdos, onde, em conversa com Pedro Castor, Didho Lazarotto e Adão Batistel resolveram fazer o “miudinho com música”.
Em 2010, Miotto resolveu procurar a Rádio Peperi onde lhe foi cedido um horário aos domingos à noite para a apresentação do programa.
Ali, os instrumentos começaram a ganhar vida novamente, sendo retirados de cima dos roupeiros as gaitas, violões, pandeiros e todos os instrumentos musicais que estavam guardados. E, com a ajuda de Moacir Campos, Celso Dambrós e Zélio da Silva, começaram a receber os cantores para as apresentações. Tinham um acordo entre eles, que quando chegasse um cantor que cantava mal, eles eram mais aplaudidos do que os outros, incentivando assim a continuarem.
Com a entrada do Filtrão, Elza, Mazieiro e João Basseto, houve uma grande explosão, sentindo ali a necessidade de mais horários para o Programa. E, em conversa com a Rádio Oeste de Iporã do Oeste, foi cedido um horário aos sábados, mas com a proposta de não abandonar a Rádio Peperi aos domingos à noite.
O Programa é transmitido ao vivo pela Rádio Oeste de Iporã do Oeste e Rádio Cidade de São Miguel do Oeste e tem duração de 6 horas e 30 minutos por final de semana.
O Programa conta com alguns patrocinadores para a sua realização, sendo que alguns deles apoiam desde o começo.
O picadinho, o risoto e o porco no tacho hoje fazem parte da cultura do Programa que hoje se chama, Programa Nossa Terra Nossa Gente.
O Programa Nossa Terra Nossa Gente conta com 5 organizadores, acontece todo sábado e domingo, onde são convidados a participar, em vários locais e cidades.
Por meio dos organizadores agradecemos às pessoas que acreditam no programa, que participam, que dançam, que ouvem e que se divertem com as raízes da nossa terra. Aos caminhoneiros que levam a cultura à Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que ouvem e mandam mensagens de carinho. Aos primeiros cantores que foram o Kiko Nora, Dominguinho, Adilce, Jairo Forcelini, Vital Campos, Tavares, Nerí Previati e Juventino Frigo. E, ao Leonildo Balbinot que redigia os textos dos patrocinadores e ao Geomir Pomatti que colabora com o conserto dos equipamentos.
Diante do exposto, o Vereador signatário parabeniza os organizadores pelo belíssimo trabalho e iniciativa de criação do Programa Nossa Terra Nossa Gente, onde incentiva a sociedade em desenvolver o hábito pela música, proporcionando grandes momentos de aprendizagem e descontração.
Salão Nobre Prefeito Ângelo Bedin,
Descanso – SC, 24 de junho de 2024.
Vereador (autor) Paulo Henrique Burin
Vereadora Marise Teresinha P. Giombelli Vereador Mateus Bolsoni
Atualmente não existem itens nessa pasta.