MOÇÃO Nº 13/2024
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores.
O Vereador Juliano Junior Kasper, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APELO ao Senhor Vissilar Pretto Superintendente da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina e ao Senhor Alysson Rodrigo de Andrade Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Estado de Santa Catarina.
Considerando o Projeto de Restauração da SC-163, acerca da implantação do Contorno Viário no município de Descanso.
Considerando que a implantação do Contorno Viário, além de necessário, é uma pauta debatida há anos em nosso município. Visando gerar mais segurança aos motoristas e pedestres, além de desviar o trânsito pesado das avenidas centrais do município. Contribuindo também para uma melhor conservação da via, bem como, agilizar o fluxo e facilitar a circulação dos veículos de passeio.
Considerando que até o presente momento o projeto do Contorno Viário, após negociações, está definido como sendo o traçado da alternativa 4-B, pelo lado leste, com 7,4 km de extensão, conforme repassado pelo Escritório de Fiscalização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de São Miguel do Oeste.
O qual é considerado inviável ao município, pois além de ficar a uma distância excessiva do centro da cidade, fica fora da área de investimentos e de empresas já em funcionamento que geram muitos empregos à população local e com o intuito de ampliações e futuras instalações de novos empreendimentos, o que acarretaria prejuízo, além de gerar um forte impacto à logística e economia de nosso município, causando grande preocupação aos empresários e autoridades locais.
O traçado citado tem como ponto de início próximo a pista do Aeroporto Hélio Wassum, no município de São Miguel do Oeste, prejudicando futuras ampliações da pista.
Além de coincidir com a entrada da rodovia municipal Leolino Baldissera de São Miguel do Oeste e com reservatório artificial e poço artesiano, onde, prefeituras e frigoríficos da JBS e da Aurora Coop buscam água potável e não potável.
Levando em consideração os motivos apresentados, considera-se que o traçado do Contorno Viário pelo lado oeste, alternativa 1 ou 2, com 6 km de extensão, que tem como ponto de início o trevo de entrada da cidade de Descanso, passando próximo à área industrial, e tem como ponto final próximo de pequena área industrial na comunidade de Linha Campinas, conforme consta no Plano Diretor do município, apresenta-se como sendo a melhor solução de projeto.
Gerando economia ao erário público estadual/federal para implantação, consolidando um corredor logístico em áreas com investimentos presentes na região, ao longo da rodovia SC-163 (trecho entre São Miguel do Oeste e Descanso) e SC-496 (trecho entre Descanso e Belmonte), com investimentos e ampliações. Como, por exemplo, a Cooperativa A1, que tem silo de grãos e centro de distribuição, com faturamento anual estimado em R$ 2,9 bilhões de reais.
Além de evitar interferências em pontos críticos e reduzir possíveis custos de manutenção para o município.
Diante do exposto, solicitamos para que o projeto quanto a implantação do Contorno Viário no município de Descanso que se encontra na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, seja reavaliada, pautando-se pelo traçado nas alternativas 1 ou 2, lado oeste, conforme também já previsto inicialmente pela empresa que prestou o serviço de análise, com base em estudo no decorrer do projeto.
Na certeza de vossa compreensão e sem mais para o momento, reitero votos de estima e consideração.
Salão Nobre Prefeito Ângelo Bedin,
Descanso – SC, 10 de junho de 2024.
Vereador (autor) Juliano Junior Kasper
Vereador Volmir Adelar Casagrande Vereador Vlademir Oro
Vereador Giovani Busnello Vieira Vereadora Fabiana Pasolini Capelesso
Vereadora Odete Maria Andrioni Nora
Atualmente não existem itens nessa pasta.