MOÇÃO Nº 20/2023.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE OUTUBRO DE 2023.
MOÇÃO Nº 20/2023.
A vereadora Fabiana Pasolini Capelesso, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar a presente MOÇÃO DE APLAUSO E RECONHECIMENTO a todos os AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, do município de Descanso, celebrado no dia 04 de outubro.
No dia 04 de outubro são homenageados os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias. Duas categorias de extrema importância no cuidado da vida das pessoas em todo Brasil e, em especial, na nossa comunidade.
A importância do agente comunitário é destacada ao longo da história da Saúde no Brasil, onde existe desde o início dos anos 90. Por meio do trabalho desenvolvido o país alcançou a redução das taxas de mortalidade infantil e materna, entre tantos outros avanços na saúde pública.
Estes profissionais, em muitos casos, são o primeiro contato da população com a saúde pública, através das visitas domiciliares, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária e a comunidade, bem como integrando a equipe de saúde com a população a ele adstrita.
Sua atuação é baseada na prevenção de doenças por meio de informações e orientações sobre cuidados de saúde, além de identificar situações de risco e realizar o encaminhamento responsável, incentivar o aleitamento materno, acompanhar a vacinação periódica, encaminhar as gestantes ao pré-natal, orientar sobre a prevenção e cuidados em situação de endemias, realizar atividades de educação nutricional nas famílias e comunidade, realizar ações de promoção da saúde do idoso e entre outras inúmeras atividades essenciais à saúde da população.
Os agentes de combate às endemias atuam na busca de focos endêmicos em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais. Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, o agente também realiza visitas com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.
Através da Lei nº 14.536/2023 houve uma valorização desses profissionais que atuam na ponta, próximos a realidade da população, definindo os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em profissionais de saúde. Essa medida garante o direito de acumulação de cargos públicos, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, entre outros benefícios.
A presente moção de aplauso e reconhecimento é dedicada a estas duas classes de profissionais que realizam um trabalho de zelo e dedicação junto à população, pois são um verdadeiro elo de ligação entre o indivíduo e o Estado, abrangendo não apenas a saúde, mas também as condições sociais, econômicas, de segurança e educação, pois convivem com a população em seu lugar mais sagrado que é o lar, com todas as suas nuances e particularidades.
Parabéns pelo seu dia!